sábado, 28 de maio de 2011

Alimentos ajudam a reverter problemas nos cabelos

Com os nutrientes certos, é possível evitar cabelos secos, sem brilho e até quebradiços
por Carolina Gonçalves

Cuidar dos cabelos não é fácil. Ainda mais porque existem diversos fatores que podem comprometer a saúde capilar, como estresse, excesso de química e, até mesmo, nossa alimentação.

Segundo o dermatologista Valcinir Bedin, os fios são feitos principalmente de queratina e melanina, ambas proteínas. "A queratina dá a dureza ao fio e a melanina, a cor. Como toda proteína, elas são feitas de aminoácidos, sais minerais, vitaminas e outros fatores que ajudam na composição dos cabelos", diz Valcinir.

Por isso, se algum dos nutrientes que compõem essas proteínas estiver em falta no organismo, o cabelo poderá ficar mais frágil, quebrar, perder brilho e até cair. Para reverter essas possíveis situações, saiba quais alimentos são mais indicados:

Carnes vermelhas: Elas são ricas em proteínas, ferro e vitaminas do complexo B. Como foi dito pelo dermatologista Valcinir, o cabelo é composto, principalmente, de proteínas. Logo, sem elas o cabelo não se fortalece e cai.

Já as vitaminas do complexo B são essenciais para o crescimento dos fios. "Na deficiência delas, os cabelos ficam fracos, quebradiços e caem" alerta o dermatologista.

"O ferro, por sua vez, abre as portas das células dos cabelos para a entrada dos outros elementos benéficos. Sem ele também não há cabelo", completa Valcinir.

Frutos do mar: ostras, mariscos e outros frutos com casca são ricos em ômega3, um ácido graxo que ajuda na circulação. Segundo Valcinir, esse nutriente torna o sangue mais fluido e facilita a chegada dele a lugares distantes do nosso corpo, como os cabelos, auxiliando assim no seu crescimento.

Leite: o principal nutriente do leite é o cálcio. "Uma das funções dessa substância no nosso corpo é controlar a entrada e a saída de nutrientes dos vasos sanguíneos", diz o dermatologista. A deficiência de cálcio dificulta a passagem dos nutrientes, impedindo que eles cheguem aos devidos lugares, como os cabelos.

Oleaginosos: Para cabelos secos, a dica do dermatologista Valcinir é investir em alimentos oleaginosos, como o azeite de oliva, e frutos "gordurosos", como o abacate. Por serem mais oleosas, essas opções conseguem amaciar os cabelos sem enchê-los de química.

A dúvida que paira na cabeça de muitos é se esse problema pode ser revertido só comendo esses alimentos, ou se é necessário passá-los no cabelo, fazendo uma espécie de hidratação. "A hidratação usando o abacate vai dar um resultado mais rápido e visível, mas a ingestão também ajuda", responde Valcinir.

Cobre: Não há nada mais chato do que olhar no espelho e perceber alguns fios brancos, sendo que você nem tem idade ou predisposição genética para isso. Um dos motivos desses indesejáveis hóspedes pode ser a deficiência de nutrientes.

Por isso, uma solução para esse problema pode ser ingerir alimentos ricos em cobre: batatas, ervilhas, carnes vermelhas, cogumelos, entre outros. Segundo o dermatologista Valcinir, a substância auxilia na produção de melanina do fio.

Clara de ovo: para voltar o brilho dos cabelos opacos, nada melhor do que clara de ovo. "A clara de ovo é rica em albumina, que é uma proteína. Ela age na formação e recuperação das cutículas", explica Valcinir Bedin. O uso da clara de ovo também pode ser feito externamente, na forma de hidratação.

Fonte: Minha Vida

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Skafe Keraform Professional Hair Care

12 em 1:
Complexo de aminoácidos essenciais. 12 vezes mais resistência, hidratação, brilho e maciez aos cabelos.
R$ 3,00 unidade

 

Vitaminas A+E+B5:
Devolve a maciez e força, regenerando e hidratando os fios.
R$ 3,00 unidade